Outubro Rosa no Colégio Piedade teve a força dos próprios estudantes

A campanha Outubro Rosa, pela conscientização a respeito do câncer de mama, ganhou destaque no calendário do Colégio Piedade e envolveu estudantes de todos os segmentos. Os alunos da Educação Infantil (Kids) e do Fundamental I (Júnior) foram à escola usando adereços na cor que representa a ação e o Fundamental II (Max) fez o símbolo com fita e distribuiu por toda a escola.

Sendo a instituição de ensino um ambiente de aprendizado e exemplo, falar sobre a prevenção de doenças é essencial para esclarecer sobre os tratamentos e mostrar que há cura.

“É preciso criar uma cultura de valorização e cuidado com o corpo, principalmente no ambiente escolar. Minha avó conseguiu diagnosticar a doença através do autoexame e hoje está curada”, conta a professora de História Andrezza Pinto.

Os estudantes também veem a campanha como uma ferramenta essencial na luta contra esse mal que atinge 1,38 milhões de pessoas ao ano. Apesar de mais raramente, a doença, que é o segundo tipo mais comum de câncer, também acomete pessoas do sexo masculino.

“É uma importante fonte de informação não só para mulheres, mas também para os homens. A mamografia e o autoexame devem se realizados periodicamente para um diagnóstico precoce pois, apesar de grave e assustadora, a doença tem tratamento eficaz. O paciente passa momentos de muita sensibilidade e o apoio e carinho da família são essenciais e fazem muita diferença. Passamos por isso na minha família e o tratamento deu certo”, conta Maria Vitória Castro, aluna do Ensino Médio.

Criada no ano de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, a campanha é realizada anualmente no mundo todo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Um comentário sobre “Outubro Rosa no Colégio Piedade teve a força dos próprios estudantes