A musicalização e seus benefícios na escola

Aprimoramento da memória, da concentração, da criatividade além da comprovação dos benefícios na Matemática e na socialização, a música é considerada mundialmente uma das atividades mais benéficas no meio educacional. Segundo reportagem da revista Pais&Filhos, o psicólogo, terapeuta e professor da Faculdade Santa Marcelina, Brenno Rosostolato, explica que quando uma criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras.

Ciente desta importância, no Colégio Piedade, as aulas de música vem encantando as turmas de Maternal. São aulas que proporcionam, por meio de um processo lúdico, possibilidades de desenvolvimento cognitivo, psicomotor, sócio-afetivo, além de contribuir para deixar o ambiente escolar alegre e acolhedor. As aulas semanais estimulam e despertam na criança a sensibilidade tanto na escuta quanto na expressão através dos movimentos. Durante as atividades, os alunos têm contato com instrumentos musicais, ritmos diversos, jogos e brincadeiras. Segundo Cynthia da Silva Lima, autora do estudo “A Importância da Música no Desenvolvimento Infantil”, a musicalização na escola é essencial pois traz alegria, descontração, entusiasmo, tudo o que se precisa para o trabalho escolar.