É brincando que se aprende – Semana do Expoletra!

A descoberta das letras, seus sons e grafia é um momento mágico na vida escolar da criança. No Colégio Piedade, o programa pedagógico A Grande Conquista trabalha esse processo, através do projeto Expoletra!, de maneira gradual, onde todas as fases de conquista da escrita, desde o grafismo inicial até a construção de palavras, frases e transposição para letra cursiva, são acompanhados e desenvolvidos a partir de atividades lúdicas. Afinal, as brincadeiras são essenciais para o aprendizado. Através delas, as crianças criam noções, ideias, conceitos e conhecimentos de forma espontânea desenvolvendo a imaginação e a criatividade, descobrindo o mundo.

Começando as comemorações pelo  o mês da criança, o colégio promoveu a  Semana do Expoletra!. E o que não faltou foi recreação. As turmas da Educação Infantil criaram oficinas que divertiram e ensinaram.  Todos os alunos do segmento visitaram as salas um dos outros, interagindo e aprendendo juntos. Na Oficina 1 a produção de massinhas caseiras foi o  instrumento utilizado para o desenvolvimento da coordenação  motora e força muscular.  Já na Oficina 2, um divertido Bingo de animais trabalhou o reconhecimento das letras com correspondência de imagens na inicial dos nomes.

“É muito interessante ver nessa interação entre as turmas que as criança maiores, visitando as turmas iniciais, conseguem ver a própria evolução no processo de pré-alfabetização, além do aspecto lúdico e toda a riqueza dessa troca de experiências”, explica a gestora escolar Isabela Toledo.