Colégio Nossa Senhora da Piedade

Inteligência emocional na prática!

 

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. A citação do memorável livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint–Exupéry, traz à tona a importância da amizade na solidificação de laços de afetos, solidariedade e confiança. É preciso ver além do que é mostrado. Afinal, todos têm sonhos, emoções, medos que são sentidos e, às vezes, não ditos.

Para trabalhar a temática, os alunos do 2º Período do Piedade Kids, a Educação Infantil do Colégio Piedade, participaram, nos dias 11 e 12 de junho, de um encontro com a psicóloga Kátia De Bellis. 

Foram aplicadas algumas dinâmicas para desenvolver habilidades de boa convivência e para que as crianças percebessem a importância da amizade nas relações sociais. Em uma delas, foram distribuídos “óculos especiais” para que “enxergassem” as qualidades dos colegas, desenvolvendo ações de afetividade. Também foram convidadas a refletirem e falarem sobre como esses sentimentos podem contribuir na relação “Eu/Outro”, para construção de uma amizade verdadeira. Ao final dos encontros, receberam o “Saquinho do Amigo”, para que pudessem distribuir e serem presenteados com palavras de incentivo, descobrindo e compreendendo as emoções dos colegas. Inteligência emocional trabalhada de forma lúdica. 

“É preciso ver além do que é mostrado. Todos nós temos sonhos, emoções, medos que são sentidos e, às vezes, não ditos. Desenvolver as competências sócio-emocionais das crianças é fundamental para uma trajetória de sucesso em todos os aspectos de sua vida”, relata a psicóloga Kátia.

Para dar continuidade à atividade, na sequência, a cada dia, dois alunos serão convidados a receber seus colegas na porta da sala de aula podendo, assim, exercer a empatia com seus colegas de classe. É a inteligência emocional saindo da teoria para a prática!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *